A História do PHP e projetos relacionados
PHP Manual

A História dos projetos relacionados ao PHP

PEAR

» PEAR, o repositório do PHP de aplicação e extensão (originalmente, Extensão do PHP e Repositório de Add-on) são as versões das classes da fundação do PHP, e talvez cresçam no futuro para ser um dos caminhos principais para distribuir o PHP em ambas extensões, C e PHP entre os desenvolvedores.

O PEAR nasceu em discussões realizadas nas PHP Developers' Meeting-PMD (Reuniões dos Desenvolvedores do PHP-RDP) realizada em Janeiro de 2000 em Tel Aviv. Foi criada por Sitg S. Bakken, e é dedicada à sua primeira filha, Malin Bakken.

Desde o começo de 2000, o PEAR cresceu para ser um grande, e significativo projeto com um largo número de desenvolvedores trabalhando em executar tarefas comuns, funcionalidades reusáveis para o benefício de toda a comunidade PHP. Hoje em dia o PEAR incluí acesso à base de dados, cache de conteúdo, calculações matemáticas, eCommerce e muito mais.

Mais informação sobre o PEAR pode ser encontrada em » O manual.

A Iniciativa da Garantia de Qualidade do PHP

A » Iniciativa da Garantia de Qualidade do PHP foi criada no verão de 2000 em resposta às críticas sobre as versões do PHP não terem sido testadas o bastante para ambientes de produção. O time agora consiste em um grupo de desenvolvedores com um bom entendimento sobre o código base do PHP. Estes desenvolvedores gastam muito boa parte do tempo deles localizando e consertando bugs dentro do PHP. Além disso há muitos outros membros do time que são os que testam e fornecem o feedback destes consertos usando um larga variedade de plataformas.

PHP-GTK

O » PHP-GTK é a solução PHP para aplicações GUI client side (lado-cliente). Andrei Zmievski recorda o processo de planejamento e criação do PHP-GTK:

A programação GUI sempre foi de meu interesse, e eu achei que o Gtk+ é uma ferramenta muito boa, exceto que a programação dela usa o C que algumas vezes é um tédio. Após testemunhar as implementações do PyGtk e GTK-Perl, eu decidi ver se o PHP poderia ter uma interface Gtk+. Começando em Agosto de 2000, eu comecei a ter um pouco mais de tempo livre que foi quando eu comecei a experimentar. Minha linha guia principal foi a implementação da interface PyGtk pois ela tinha seus atributos bastante completos e tinha uma boa interface orientada a objetos, o autor do PyGtk, me ajudou muito durante os estágios iniciais.

Escrever as interfaces na mão para todas as funções do Gtk+ estava fora de questão, então eu tive uma idéia de criar um gerador de código, similar à como o PyGtk foi feito. O gerador de código é um programa PHP que lê uma série de arquivos .def contendo as classes Gtk+, constantes, e as informações dos métodos e geradores de código C que irão trabalhar com o PHP. O que não pode ser gerado automaticamente pode ser escrito em arquivos .overrides.

Trabalhando no gerador de código e na infraestrutura levou algum tempo, porque eu tinha pouco tempo para trabalhar no PHP-GTK durante o fim de 2000. Depois de eu mostrar o PHP-GTK ao Frank Kromann, ele se interessou e começou a me ajudar com o gerador de código e a implementação para Win32. Quando nós escrevemos o primeiro programa 'Hello World' e o rodamos, foi extremamente excitante. Levou mais alguns meses para deixar o projeto em uma condição apresentável e lançar a versão inicial realizada em 1 de Março de 2001. O relatório logo foi apresentada no SlashDot

Detectando que o PHP-GTK pode ser extensivo, eu decidi separar as listas de discussão e os repositórios CVS para isto, bem como o website gtk.php.net com ajuda de Colin Viebrock. A documentação também era necessária ser feita e James Moore veio me ajudar com isso.

Desde sua realização o PHP-GTK vem ganhando popularidade. Agora, nós temos nosso próprio time de documentação, o manual continua melhorando, as pessoas começam a escrever extensões para o PHP-GTK, e mais e mais aplicativos excitantes com ele.


A História do PHP e projetos relacionados
PHP Manual