Documentação Firebird → Utilitários do Firebird → GSPLIT → Parâmetros dos Comandos |
Todos as duas opções da linha de comandos do GSPLIT requerem parâmetros. Quando dividindo um backup, os parâmetros são:
-S[PLIT_BK_FILE] <file> <size>{k|m|g} [... <file> [<size>{k|m|g}]]
O primeiro parâmetro é o primeiro nome de arquivo, seguido pelo tamanho máximo ao qual é permitido ter. Você pode especificar o tamanho em kylobytes, megabytes ou gigabytes. Não deve haver nenhum espaço entre os dígitos dos parâmetros e a letra da unidade. Deve haver um espaço entre o nome do arquivo e o tamanho.
Os restantes dos parâmetros especificam os outros arquivos. O arquivo final, porém, não deve ter um tamanho especificado por causa que este será usado armazenar os bytes restantes após os outros arquivos terem side preenchidos até sua capacidade. Se houvesse um tamanho especificado, esse será sumariamente ignorado sem exibir mensagens de erro ou aviso.
Se você tiver um arquivso de backup que tiver 4Gb e você pedir apenas dois arquivos, cada com 1Gb em tamanho, GSPLIT irá ignorar o tamanho do arquivo final e o preencherá até que a operação se complete.
O utilitário previne que arquivos com menos de 1Mb e irá exibir uma mensagem de erro se você tentar especificar um arquivo menor que isso.
GSPLIT corretamente especifica um Kilobyte como 1024 bytes, um Megabyte como 1024 Kilobytes e um Gigabyte como 1024 Megabytes.
-J[OIN_BK_FILE] <file> [... <file>]
Para juntar arquivos e usá-los para restaurar um banco de dados, você simplesmente especifica os nomes dos arquivos na ordem correta. Se eles não estiverem na ordem correta, GSPLIT irá reclamar e o restore será abandonado.
Documentação Firebird → Utilitários do Firebird → GSPLIT → Parâmetros dos Comandos |