Documentação Firebird → Utilitários do Firebird → GSPLIT |
Índice
No passado, muitos systemas operacionais impuseram um limite que define quão grande um arquivo único pode ficar. Este limite foi 2Gb em alguns sistemas, e 4Gb em outros. For exemplo, nos sistemas Unix HP-UX 10.20 ou 11.00, o tamanho máximo de arquivo é 2Gb a não ser que o arquivo tenha a opção de arquivos largos habilitada. Este limite ainda existe em alguns sistemas.
GSPLIT é um utilitário de filtro introduzido no Interbase 5.0 o qual permite que o arquivo de saída do utilitário GBAK (quando fazendo backup do banco de dados) para dividí-lo em um número de pedaços para serem juntados e usados para restaurar um banco de dados. Até o Interbase 5.0, os arquivos de saída eram limitados a 2Gb pelo próprio utilitário GBAK - mesmo em sistemas que permitiam arquivos chegarem a 4Gb.
Neste capítulo, nos teremos:
Opções de linha de comandos para o GSPLIT.
Opções do GSPLIT e seus parâmetros.
Dividindo backups usando GSPLIT.
Juntando pedaços de backups usando GSPLIT.
A partir do Interbase 6.0, GSPLIT não é mais necessário pois GBAK arquivos grande serem divididos diretamente. Os detalhes para o GSPLIT dados aqui são apenas para referência e você está advertido a usar o GBAK para dividir grandes arquivos de backup mesmo que o GSPLIT seja suprido com sua versão do Firebird.
GSPLIT é suprido apenas com a versão Windows do Firebird 1.5, não sendo distribuído com a versão Linux. Linux não requer um utilitário separado para dividir arquivos pois já possui o comando split assim como usando o GBAK.
Em testes com o Firebird 1.5, em Windows XP Home, GSPLIT não parece funcionar e sempre retorna erro 9.
Por causa dos problemas em fazer GSPLIT funcionar corretametne, como você pôde ver acima neste capítulo, você está avisado para usar as capacidades de divisão e junção do utilitário GBAK em vez de ficar tentanto fazer o GSPLIT funcionar para você.
Documentação Firebird → Utilitários do Firebird → GSPLIT |