Documentação Firebird → Utilitários do Firebird → Introdução |
O kit de distribuição do Firebird 1.5 instala um conjunto de programas utilitários para ajudar na utilização do seu servidor e bancos de dados Firebird. Este livro introduz você para os vários utilitários, alguns mais úteis do que outros.
Todos estes utilitários podem ser encontrados no diretório /bin em ambiente Unix (ou na pasta \bin em Windows) abaixo da raiz da instalação do Firebird. No Linux esses utilitários podem ser achados em /opt/firebird/bin enquanto que em Windows, a localização padrão é em c:\program files\firebird\firebird_1_5\bin.
do Tradutor: nas versões em Português do Windows, a localização padrão é em c:\Arquivos de Programas\firebird\firebird_1_5\bin.
FB_LOCK_PRINT é o utilitário que imprime detalhes da página de travamentos internais do banco de dados.
GBAK é utilitário de backup e restore do banco de dados. Também permite alterar vários parâmetros internos do banco de dados.
GDEF é um utiltário de metadados que foi removido na época do Interbase 4.0 e retornou na versão 6 de código aberto. A funcionalidade do mesmo é provavelmente redundante.
GFIX permiter tentar consertar bancos de dados corrompidos, inicializar e parar bancos de dados, resolver transações "no limbo" em múltiplos bancos de dados, mudar o número de buffers de página e outras coisas mais.
GPRE é o pré-processador que converte código fonte, o qual pode ser escrito em um certo número de linguagens, contendo vários "pseudo-códigos" SQL embutidos em chamadas para o engine do Firebird.
GSEC é utilitário de manipulação do banco de dados de segurança. Ele permite ao DBA (ou qualquer usuário privilegiado) manter contas de usuários para vários bancos de dados do Firebird. Usando suas várias opções, usuários podem adicionados, eliminados ou seus dados atualizados no banco de dados de segurança.
GSPLIT é um filtro que permite "passar por cima" de limitações de tamanho máximo de arquivos, achados em alguns sistemas operacionais, ao criar backups de grandes bancos de dados. Este utilitário é distribuído para Windows somente e, infelizmete, parece não funcionar. Por sorte nossa, GBAK permite que os arquivos de backup possam ser quebrados em várias partes, de modo que GSPLIT não é necessário. Em sistemas Unix existem utilitários do sistema operacional que podem ser utilizados em lugar do GSPLIT, se necessário.
GSTAT permite ao administrador do Firebird a capacidade de obter estatísticas sobre a saúde geral e utilização de várias partes do banco de dados.
ISQL é o utilitário interativo que permite a execução de consultas ad-hoc contra um banco de dados Firebird. É uma ferramenta console (modo texto) - assim como muitos dos utilitários - e é fornecido com todas as distribuições do Firebird. ISQL é usualmente o melhor lugar para testar seus scripts e comandos pela primeira vez.
QLI é Interpretador de Linguagem de Consulta que foi removido a partir do Interbase 4.0 mas retornou no Interbase 6.0 por causa da decisão de abrir o código do Interbase
Existem vários scripts de shell que são instalados sob Linux e outros sistemas Unix.
Este livro é um trabalho em progresso. Cada capítulo detalha um utilitário separado e assim que o cada um é completado de forma satisfatória para mim, eu o adicionarei ao repositório do CVS onde estarão disponíveis para download. Dessa maneira, será um trabalho lento e gradual de criação de manuais úteis.
Documentação Firebird → Utilitários do Firebird → Introdução |