Documentação FirebirdUtilitários do FirebirdDiversos Script Linux/Unix → Mudando o usuário servidor
Firebird home Firebird home Anterior: Ajuda com arquivos makePrincipal: Documentação FirebirdAcima: Diversos Script Linux/UnixPróxima: Restaurando root como usuário servidor

Mudando o usuário de execução do servidor Firebird

Parâmetros do SSchangeRunUser.sh

Existem duas versões do script changeRunUser.sh, a prefixada 'SS' é para instalações Super Server e a outra prefixada 'CS' é para instalações Classic Server. A seguinte explanação descreve somente a versão SuperServer.

Nota

Este script deve ser executado como root.

O script SSchangeRunUser.sh permite que o usuário e grupo, sob o qual o servidor roda, seja alterado. Por padrão, estes são o grupo e usuário firebird, porém, em versões anteriores rodavem como usuário root que é indesejá sob o ponto de vista de segurança do sistema e permitia que bancos de dados sejam criados em qualquer lugar do sistema de arquivos. Com o novo usuário Firebird, restrições podem ser colocadas em onde bancos de dados podem ser criados.

O script muda o o grupo e o usuário proprietário de um número de arquivos no diretório de instalação do Firebird, o arquivo de log e também script de inicialização /etc/rc.d.init.d/firebird o qual é usado para inicar e parar o servidor Firebird.

Parâmetros do SSchangeRunUser.sh

Para rodar o script, use uma linha de comando similar à seguinte:

SSchangeRunUser.sh <username> <groupname>

O script precisa de dois parâmetros na linha de comando, ambos os quais são opcionais de modo que você será perguntado caso ambos sejam omitidos. Se você suprir apenas um parâmetros, é assumido que seja o nome do usuário e você será perguntado pelo nome do grupo.

  • username

    Este parâmetro configura o nome do usuário abaixo do qual o SuperServer irá ser executado. O valor suprido é validado contra as entradas em /etc/passwd.

  • groupname

    Este parâmetro configura o nome do grupo sob o qual SuperServer irá ser executado. O valor suprido será validade contra as entradas em /etc/group.

O seguinte exemplo mostra o uso do SSchangeRunUser.sh para mudar o grupo e o usuário proprietário do firebird. O usuário e o grupo firebird é atualmente o padrão quando o Firebird é instalado então não há necessidade de você rodar o scritp a não ser que você tenha já mudado esses detalhes.

# cd /opt/firebird/bin
# ./SSchangeRunUser.sh firebird firebird
Updating /opt/firebird
Updating startup script
Completed
#
Anterior: Ajuda com arquivos makePrincipal: Documentação FirebirdAcima: Diversos Script Linux/UnixPróxima: Restaurando root como usuário servidor
Documentação FirebirdUtilitários do FirebirdDiversos Script Linux/Unix → Mudando o usuário servidor