Uma vez que seu controlador tenha atribuido as variáveis e chamado o método, Zend_View incluirá o script de visualização requerido e o executará dentro do escopo de sua própria instância. Portanto, em seus scripts de visualização, as referências a $this apontarão para a própria instância de Zend_View.
Variáveis atribuídas à visualização pelo controlador são referidas como propriedades de instância. Por exemplo, se o controlador atribuir a variável 'algumacoisa', você deve referir-se a ela como $this->algumacoisa em seu scritp de visualização. (Isto permite um rastreamento dos valores que foram atribuidos ao script, e que são internos ao mesmo).
A fim de lembrar, aqui está um exemplo de script de visualização originado da introdução do Zend_View.
<?php if ($this->books): ?> <!-- Uma tabela contendo alguns livros. --> <table> <tr> <th>Autor</th> <th>Título</th> </tr> <?php foreach ($this->books as $key => $val): ?> <tr> <td><?php echo $this->escape($val['author']) ?></td> <td><?php echo $this->escape($val['title']) ?></td> </tr> <?php endforeach; ?> </table> <?php else: ?> <p>Não existem livros a serem exibidos.</p> <?php endif; ?>
Uma das tarefas mais importantes a ser executada por scripts de visualização é assegurar que a saída seja corretamente escapada; entre outras coisas, isto ajuda a evitar ataques do tipo site-cruzado. A menos que você esteja usando uma função, método, ou assistente que realize o escape, você sempre deverá escapar o conteúdo das variáveis antes de exibí-lo.
Zend_View implementa um método chamado escape() que realiza corretamente o escape para você.
<?php // maneira ruim: echo $this->variable; // maneira recomendada: echo $this->escape($this->variable); ?>
Por padrão, o método escape() usa a função PHP htmlspecialchars() para fazer o escape. Mas, dependendo do seu ambiente, você pode desejar um comportamento diferente para o escape. Use o método setEscape() no nível do controlador para instruir o Zend_View sobre qual função de callback utilizar para fazer o escape.
<?php // cria uma instância de Zend_View $view = new Zend_View(); // instrui o uso de htmlentities como método de escape $view->setEscape('htmlentities'); // ou instrui o uso de um método estático de classe $view->setEscape(array('SomeClass', 'methodName')); // ou mesmo um método de instância $obj = new SomeClass(); $view->setEscape(array($obj, 'methodName')); // e renderiza a visualização echo $view->render(...); ?>
A função ou método de callback deverá tomar o valor a ser escapado como seu primeiro parâmetro, e os demais parâmetros deverão ser opcionais.
Embora o PHP em sí seja um poderoso sistema de template, muitos desenvolvedores sentiram que ele é muito potente ou complexo para seus designers de templates. Como tal, o script de visualização pode ser usado para instanciar e manipular um objeto de template separadamente, tal como um template ao estilo PHPLIB (ou Smarty). O script de visualização para este tipo de tarefa pode ser algo como isto:
<?php include_once 'template.inc'; $tpl = new Template(); if ($this->books) { $tpl->setFile(array( "booklist" => "booklist.tpl", "eachbook" => "eachbook.tpl", )); foreach ($this->books as $key => $val) { $tpl->set_var('author', $this->escape($val['author']); $tpl->set_var('title', $this->escape($val['title']); $tpl->parse("books", "eachbook", true); } $tpl->pparse("output", "booklist"); } else { $tpl->setFile("nobooks", "nobooks.tpl") $tpl->pparse("output", "nobooks"); } ?>
Estes seriam os arquivos de template relacionados:
<!-- booklist.tpl --> <table> <tr> <th>Author</th> <th>Title</th> </tr> {books} </table> <!-- eachbook.tpl --> <tr> <td>{author}</td> <td>{title}</td> </tr> <!-- nobooks.tpl --> <p>There are no books to display.</p>