Documentação FirebirdDoc. do SGBD FirebirdCoexistência Firebird–InterBase → Fb e IB no mesmo computador
Firebird home Firebird home Anterior: Coexistência Firebird–InterBasePrincipal: Documentação FirebirdAcima: Coexistência Firebird–InterBasePróxima: Conclusão

Executando Firebird e InterBase no mesmo computador

Configurando as coisas
Trocando entre InterBase e Firebird

Configurando as coisas

O procedimento listado aqui deve ser executado uma vez para configurar o Firebird 1.5 e o Interbase de tal maneira que você possa usar a ambos:

  1. Instale o Interbase se você já não o fez

  2. Procure por todas as instâncias da GDS32.DLL na sua máquina local e tenha certeza manter apenas uma cópia deste arquivo: aquele que pertence à sua versão do Interbase. Coloque a mesma no subdiretório bin abaixo da raiz da instalação do Interbase. Esta estará tipicamente em C:\Program Files\Interbase corp\Interbase\bin ou C:\Program Files\Borland\InterBase\bin.

    Nota

    Nas versões em português do Windows, estes caminhos típicos serão C:\Arquivos de Programas\Interbase corp\Interbase\bin ou C:\Arquivos de Programas\Borland\InterBase\bin.

  3. Se você ainda não instalou o Firebird 1.5 ainda:

    1. Importante: Se você uma versão Release Candidate do Firebird 1.5, então obtenha a versão final! Se você não pode ou não quer fazer isso, leia o Apêndice A agora e você terá um link para cá depois.

    2. Instale o Firebird 1.5 usando o programa de instalação (isto é, rode o arquivo *.exe baixado). No tela de setup entitulada "Select Additional Tasks", tenha certeza que a caixa "Generate client library as GDS32.DLL" esteja marcada.

    3. Copie quaisquer UDFs que o seu banco de dados necessitar para o subdiretório udf do seu diretório de instalação do Firebird.

  4. Verifique sua pasta Startup (Menu Start -> Programs -> Startup) para ver se ela contém algum link para servidores Interbase ou Firebird; ou então os Guardians. Se existem, então remova-os.

    Nota

    Nas versões em português do Windows, a pasta Startup tem o nome dependente da versão do Windows que se usa:

    • Windows 3.x/9x : chama-se Iniciar e está em (Menu Iniciar -> Programas -> Iniciar)

    • Windows XP/2000 : chama-se Inicializar e está em (Menu Iniciar -> Programas -> Inicializar)

  5. Se você está usando IBX nas suas aplicações, e tem diferentes versões das aplicações em diferentes diretórios, então copie a versão Interbase da GDS32.DLL no diretório da sua aplicação IB. Se você não fizer isso, você será forçado a especificar o nome computador quando conectar com os bancos de dados IB através de aplicações IBX. Quanto a outros componentes de acesso, não tenho certeza.

Trocando entre InterBase e Firebird

Se você completou com sucesso os passos de configuração, você rodar Interbase e Firebird à vontade; apenas não os rode ao mesmo tempo. Existem diversas maneiras de rodar e para os servidores de banco de dados:

  • A mais fácil, poderosa e deste modo recomendada: vá para http://sourceforge.net/projects/ibfbcoex/ e baixe DbServerToggler. Com esse utilitário, quando iniciado, se auto aninha na barra de notificação e faz todo o trabalho sujo para você. Você pode rodar e para qualquer um dos servidores com o clicar de um botão; se você rodar um servidor, DbServerToggler irá parar o outro caso esteja rodando. Você pode escolher entre modo de aplicação e modo de serviço para cada servidor independentemente. Adicione DbServerToggler para o sua pasta Startup (veja a nota acima) e você o terá na ponta de seus dedos todo o tempo

  • Alternativamente você pode usar os Managers do InterBase e Firebird no Painel de Controle. Não esqueça de parar o servidor que estiver rodando antes de iniciar o outro!

  • Se um servidor é instalado como serviço (apenas Windows NT/2000/XP), você rodar e pará-los via o Windows Sevice Managere, ou através da linha de comando como essa (cada caixa contém um comando, a ser disparado em uma única linha):

    Servidor Rodar/Parar via Guardian Rodar/Parar diretamente
    InterBase net start/stop InterBaseGuardian net start/stop InterBaseServer
    Firebird 1.5 net start/stop FirebirdGuardianDefaultInstance net start/stop FirebirdServerDefaultInstance

    Nota

    Se você rodar o Interbase 5.6 através do Guardian, você deve disparar dois comando net stop... para pará-lo: primeiro para o Guardian, o segundo para o servidor. Com o Interbase 6.0 e Firebird, parando o Guardian automaticamente pára o servidor.

  • Para rodar um servidor como uma aplicação, você pode usar a linha de comandos. Aqui está como:

    Servidor Rodar via Guardian Rodar diretamente Parar
    InterBase ibguard -a ibserver -a via ícone na barra de notificação
    Firebird 1.5 fbguard -a fbserver -a via ícone na barra de notificação

    Os executáveis ib/fbguard.exe e ib/fbserver.exe são encontrados no subdiretórios bin abaixo dos diretórios de instalação do InterBase e Firebird.

Anterior: Coexistência Firebird–InterBasePrincipal: Documentação FirebirdAcima: Coexistência Firebird–InterBasePróxima: Conclusão
Documentação FirebirdDoc. do SGBD FirebirdCoexistência Firebird–InterBase → Fb e IB no mesmo computador